O que não pode faltar em um projeto de interiores

Um bom projeto de interiores vai muito além da escolha de cores e móveis. O arquiteto precisa propor soluções que unam estética e funcionalidade as necessidades e gostos dos moradores. Ou seja, um projeto de arquitetura de interiores leva em conta as diferentes atividades que serão realizadas no espaço e as necessidades de quem ali habita. 

Para começar, em primeiro lugar, é preciso fazer o levantamento do espaço, com medições precisas, que detalhem estrutura aparente, como pilares, vigas e janelas, pontos de elétrica e hidráulica. O levantamento é uma tela em branco para que o arquiteto comece a criação do projeto de interiores.

Além disso, é preciso conhecer muito bem o perfil dos clientes, não só no que diz respeito aos gostos pessoais, escolhas de estilo e mobiliário. É preciso compreender as necessidades, preferências e estilo de vida, além do budget disponível para o projeto.

Próximos passos para o projeto de interiores

Em seguida, é necessário criar um estudo de layout, pensado para otimizar a funcionalidade e a circulação do espaço. Considerando a disposição dos móveis, a localização de pontos elétricos e a ergonomia. Nessa etapa, criamos diferentes possibilidades para entender melhor o ambiente e trazer propostas que explorem a metragem disponível.

Em seguida, é a hora de escolher o conceito do projeto de interiores. Criando um moodboard que explora cores e os materiais utilizados no ambiente, que apresenta tanto a paleta de tons escolhidos como os materiais. É função do arquiteto levar em conta a durabilidade, a facilidade de manutenção e a harmonia visual com o espaço na hora de escolher cada elemento.

Criamos todo esse conceito inicial à mão, em croquis, trabalhando diretamente na criação de cada detalhe arquitetônico. Aliando as necessidades do dia a dia ao design, inovação e conforto. 

Para garantir o sucesso do projeto, após aprovação de layout e conceito do projeto, trazemos os projetos executivos, com desenhos de forro, elétrica, iluminação, marcenaria, serralheria, e o que mais for necessário para viabilizar o projeto e torná-lo real.

Quando acompanhado de um arquiteto, é dele a responsabilidade também de fazer os orçamentos e viabilização do projeto de interiores. E é possível contratá-lo para comandar a obra, e cuidar dos fornecedores.

Detalhes imprescindíveis 

Uma das partes preferidas dos clientes é a seleção de mobiliário e acessórios. Para isso, é necessário levar em conta o estilo geral do projeto, o conforto, e a funcionalidade desejada.  No projeto Riviera, utilizei a madeira proveniente de uma árvore que caiu na fazenda dos moradores para criar peças da sala, trazendo a memória afetiva para o espaço

Para a produção, trazemos as peças menores, que ajudam a criar um ambiente exclusivo e personalizado. Para isso, buscamos obras de arte, fotografias, objetos de decoração, tapetes e cortinas que vestem o ambiente e garantem uma atmosfera única e acolhedora. 

Ainda tem dúvidas de como fazer um bom projeto de interiores? Entre em contato com a gente e descubra como podemos te ajudar!

MAIS MATÉRIAS

whats app