Um bom projeto é responsável por criar ambientes que inspiram, conectam e garantem bem-estar, e a arquitetura em projetos comerciais não é diferente. Independentemente do segmento, a arquitetura também pode influenciar na experiência dos clientes e na eficiência operacional do espaço, trazendo ou não bons resultados à empresa.
Para isso, um bom briefing precisa reunir informações que vão além do propósito e da função do local. Mas, que atinja também o público-alvo pré-definido pela marca. Para isso, é preciso analisar com cuidado as necessidades e objetivos da marca, as demandas e expectativa.
Além disso, é preciso levar em conta o prazo previsto para a inauguração e olhar com cuidado o orçamento disponível para a obra. Para não correr o risco de a verba terminar antes da conclusão da obra, inviabilizando a estreia do negócio.
Outra dica é ter em mãos as informações gerais sobre o público a ser atingido, com informações demográficas, referências de comportamento de compra e consumo. Essas também são informações relevantes quanto a arquitetura do projeto comercial. No projeto do bar Caulí, por exemplo, trouxemos um bar intimista, ousado e instagramável, para atrair um público jovem e criativo. Conheça o projeto aqui.
Escolhas para o projeto de arquitetura comercial
Após fazer a análise sobre o negócio, é hora de ir para as decisões arquitetônicas de fato. Ou seja, o arquiteto começa a definir o conceito e partido arquitetônico do espaço, além da distribuição do espaço. Trazendo propostas de layout e fluxo dos ambientes, considerando uma boa circulação, por aqui, fazemos todo esse estudo em croquis à mão, estabelecendo uma abordagem única a cada projeto.
Na arquitetura de um projeto comercial a funcionalidade e a estética andam juntas. Afinal, a aparência é fundamental para atrair novos clientes. É preciso unir beleza, funcionalidade e conforto, para receber bem quem chega e gerar uma boa experiência – que é claro, também é influenciada pelo serviço prestado.
Com layout e funcionalidade definidas, chegou a hora de escolher os materiais, cores, formas e elementos decorativos. Além disso, no caso de empreendimentos comerciais é preciso levar em conta a identidade da marca.
Ou seja, a identidade visual, que vai desde logomarca, até cores, fontes, também deve ser replicada no projeto comercial. E, quando a junção da arquitetura e da identidade visual é bem-feita, o estabelecimento é lembrado pela arquitetura marcante e personalizada que reflete à essência da marca. No projeto do restaurante Betsy, criamos uma atmosfera descolada, onde vintage moderno e lúdico se encontram em uma experiência única para os consumidores.
Seja com elementos visuais marcantes, criatividade na escolha dos materiais e a paleta de cores, como em soluções que tragam bem-estar e conforto. É a função primordial do arquiteto criar a conexão da marca com o espaço, criando um ambiente personalizado e funcional para receber os clientes com maestria. Conte com o nosso escritório para criar um projeto que una todos os requisitos necessários para garantir que a arquitetura de projeto comercial atraia muitos clientes.