Não importa se você acabou de comprar um imóvel ou se está morando em um mais antigo, em algum momento você vai se deparar com a dúvida: Devo ou não contratar um arquiteto ou designer de interiores?
A resposta é simples, você deve contratar um arquiteto ou designer de interiores sempre que quiser reformar, construir ou redecorar um espaço. Isso porque são profissionais que possuem conhecimentos especializados em arquitetura de interiores, e por isso, oferecem uma série de conhecimentos indispensáveis na hora de pensar em uma reforma.
Tanto arquitetos quanto os designers de interiores possuem habilidades e conhecimentos que ajudam a criar espaços que unem beleza, funcionalidade e conforto. Dessa forma, contratar um arquiteto ou designer de interiores ajuda a economizar dinheiro, bem como evitar erros e problemas comuns durante a construção ou a decoração do espaço.
Mas afinal, em quais momentos é imprescindível contratar um arquiteto ou designer? Versáteis, os profissionais ajudam desde a construção até a decoração dos imóveis, trazendo soluções para todas as etapas que envolvem a casa. Listamos as principais vertentes desses profissionais:
Em resumo, será que vale a pena o investimento? Ter um profissional que oferece sua expertise é um grande diferencial, principalmente para quem aí embarcar em uma grande reforma, quer ver:
Por dentro das tendências: Um profissional experiente oferece muito além do que aprendeu na sala de aula. Tanto o arquiteto quanto o designer de interiores estão antenados nas últimas tendências do setor. Por isso, ajuda desde a paleta de cores, até o projeto luminotécnico, ajuste de layout, entre outras vantagens de contar com esse profissional.
Fornecedores de confiança: O profissional costuma conhecer uma série de fornecedores idôneos para comandar a sua obra. Uma boa dica é seguir as indicações do profissional envolvido, como ele já atua na obra, sabe com quem contar. Assim, fica mais fácil evitar cair nas mãos de pessoas que não sabem o que estão fazendo e geram só dor de cabeça.
Economia financeira: Tem quem acredite que contratar um arquiteto pode encarecer o projeto, mas esse é um verdadeiro mito. Para quem não sabe, ao contar com o trabalho dos profissionais, ele ajuda a otimizar os gastos da obra, direcionando os recursos e evitando comprar itens desnecessários.
Economia de tempo: Não é só sobre economia de recursos financeiros, o projeto arquitetônico também ajuda a otimizar o cronograma de obra e poupar tempo. Desde o projeto executivo pensado nos mínimos detalhe até a escolha de acabamentos e materiais certos para sua necessidade, tudo isso é imprescindível para garantir que os passos corram da melhor forma possível para a conclusão do projeto.